Comum em qualquer idade, esse incômodo ocorre por excesso de esforço físico, problemas locais ou pode estar associado a doenças em outras partes do corpo.
– Articulações Inflamadas
O desconforto é consequência do esforso intenço na articulação inflamada. que leva a fadiga muscular e perda da força. Entre os diagnósticos estão artrite reumatóide ou infecções. O tratamento inclui medicamentos e fisioterapia.
– Será uma Câibra?
A dor é resultado da fadiga muscular causada por uma forte e longa exigência física. É comum em pessoas que praticam esporte, que iniciam atividade física sem alongamento ou que têm musculatura ainda sem preparo para exercício intenso.
– Neuropatia Periférica
Um amplo grupo de doenças, como o diabetes e aids, e o tratamento de algumas delas podem provocar alterações funcionais e estruturais do sistema nervoso periférico, construíndo por nervos e gângliuos, motivo da dor.
– Mialgia ou Dor Muscular
Esse problema é causado por esforço físico acima da capacidade do indivíduo, isso inclui desde quem pratica atividade física regular até pessoas sedentárias que, devido à capacidade física limitada, podem sentir o incômodo.
– Problemas Circulatórios
Ocorrem principalmente entre adultos, sobretudo mulheres a partir dos 40 anos. Surgem associados a varizes e nas pernas – veias que se tornam mais aparentes na parte posterior das pernas e dos joelhos.
– Relacionada a Coluna
A compressão de nervos localizados na coluna lombar por uma hérnia de disco causa uma dor na região que se irradia para as pernas. Pode ser limitante conforme o grau de compressão. O tratamento inclui terapias físicas.
fonte: reivsta Viva Saúde – Bem-Estar para o Corpo, a Mente e a Alma. – editora Escala – Texto Ivan Alves – consultoria Páblius Braga, Reumatologista do Hospital 9 de Julho