Cuidados com a CIRCULAÇÃO SANGUÍNEA

Para entender a importância da circulação, é preciso entender o esquema: o sangue segue em direção ao coração por meio da contração da musculatura do corpo, que ocorre em redor de uma veia, exercendo pressão para que esse movimento aconteça. Durante o período de relaxamento dessa musculatura, é aberto espaço nessa veia para receber o sangue que será direcionado ao coração.

Uma correta circulação sanguínea nos assegura a distribuição do sangue e nutrientes por  todo o corpo e órgãos.

Além disso:

Melhora a temperatura corporal.

Reduz ou desaparece com as chances de sofrer um problema cardiovascular.

Reduz o desgaste do coração.

Previne-se problemas de varizes.

Alguns cuidados no dia a dia são essenciais.

Mexa-se. O sangue não consegue circular corretamente quando está com muitas impurezas. Por isso, é importante movimentar-se bastante para limpar a corrente sanguínea.

Faça alongamento. Esse tipo de atividade física é excelente para a ativação circulatória. A dica é apostar em movimentos que estendem as pernas. Apoie a cabeça em um travesseiro e, com o auxílio de uma toalha, alongue as pernas para cima, estendendo-a. O movimento alivia dores e cansaço nas pernas.

Caminhe. Esse tipo de exercício contribui para bombear o sangue, ajudando a ativar a circulação.

Faça exercícios aquáticos. como natação ou hidroginástica. Eles garantem excelentes resultados para a circulação sanguínea.

Evite permanecer sentado durante períodos muitos longos. Procure, em pequenos intervalos, levantar-se para ativar a circulação. Outra dica é evitar ficar com as pernas cruzadas por muito tempo. O ideal é estendê-las frequentemente e realizar movimentos circulares com os pés.

Pedale. Andar de bicicleta também é um ótimo exercício para ativar os movimentos musculares, melhorando a circulação sanguínea.

Não use meias ou sapatos apertados. Aposte em roupas e acessórios confortáveis que não comprimam alguma região do corpo.

Fique longe de cigarro e bebidas alcoólicas. Um cigarro já é suficiente para contrair todos os vasos sanguíneos do corpo. E a fumaça pode contrair os vasos capilares das pernas e dos pés.

Aposte em um banho estimulante. Uma dica é adicionar à água uma boa quantidade de vinagre de maçã. O produto ajuda a estimular a circulação sanguínea.

Aposte em frutas, legumes e verduras. esses alimentos possuem nutrientes que ajudam a fortalecer as paredes dos vasos sanguíneos, além de ativarem a circulação.

 

ALIMENTOS BONS PARA A CIRCULAÇÃO SANGUINEA:
Nozes:

Algumas nozes, como castanhas de caju, amêndoas e pistache, contêm grandes quantidades de vitamina B3. Isso os ajuda a aumentar o suprimento de sangue no corpo ao dilatar os vasos sanguíneos. Além disso, também ajuda a reduzir a densidade da lipoproteína no sangue.

Pimenta Caiena:

Ela ajuda a aumentar o suprimento de sangue no corpo, interagindo com os glóbulos vermelhos. Além disso, impede que as plaquetas se juntem e se acumulem em um coágulo. Também ajuda a dilatar todos os vasos sanguíneos entupidos e o funcionamento do sistema cardiovascular.

Devido às suas propriedades quentes, fornece calor para as áreas que muitas vezes permanecem frias devido à má circulação.

Gengibre

Diversos compostos presentes no gengibre ajudam a melhorar a circulação. Estes compostos fornecem muitos benefícios para o corpo. Eles ajudam a prevenir a absorção de colesterol no sangue e no fígado.

Além disso, ele impede a coagulação do sangue e, assim, ajuda a aumentar a taxa de circulação no corpo. Você pode beber pelo menos 2 xícaras de chá de gengibre por dia, ou, beber gengibre infundido em água morna 2 vezes ao dia.

Cebola

A cebola também ajuda a Melhorar a Circulação Sanguínea no Corpo, pois contém altas concentrações de alicina. Também funciona como um diurético, o que aumenta a quantidade de fluidos a serem excretados.

Cúrcuma

A cúrcuma também é um dos melhores alimentos que ajudam a estimular a circulação sanguínea. Tem curcumina que ajuda a impedir que as plaquetas do sangue formem coágulos. Você pode misturar uma colher de chá de açafrão em pó com um copo de água e tomá-lo as noites antes de ir para a cama para obter melhores resultados.

Alecrim

A melhor erva que você deve usar é o alecrim francês ou você pode usar os secos também.

Chá Verde

O Chá Verde contém o composto chamado epigalocatequina. Isso ajuda a melhorar as células que formam o revestimento interno dos vasos. Assim, ajuda a melhorar o fluxo sanguíneo, reparando os vasos danificados. Além disso, reduz o aumento da pressão arterial.

Além disso, se você consumir chá verde pelo menos 2 vezes ao dia, o risco de doenças cardíacas também diminui.

Gingko Biloba:

A Gingko é uma erva que tem propriedades medicinais muito boas. Ajuda não só a circulação, mas também problemas digestivos. Promove a microcirculação nos capilares, o que estimula o sangue a fluir para as extremidades e na região cerebral. Isso nos ajuda a manter nossa memória e evita labirintopatias.

Alho

Sem sombra de dúvidas consumir este alimento é um dos melhores meios para estimular a circulação sanguínea, tem uma série de propriedades medicinais e, portanto, é usado para tratar várias doenças. Alho ajuda a relaxar os vasos sanguíneos e aumenta a produção de sulfeto de hidrogênio.

Sulfureto de hidrogênio atua como um agente muito bom para estimular a circulação e manter a pressão arterial dentro dos limites normais e previne a agregação de plaquetas no sangue (trombose).

Você pode comer 2-3 dentes de alho diariamente pela manhã. Ou, você pode consumir dentes de alho infundidos em água morna 2-3 vezes ao dia.

Tomate

O Tomate é um poderoso ingrediente que ajuda a melhorar a circulação sanguínea. Isso ocorre porque contém licopeno, o que ajuda a evitar o acúmulo de placas nos vasos sanguíneos e nas artérias.